Saiba os cuidados com o coração no Carnaval
Você sabia que sambar e pular sem parar pode elevar a frequência dos batimentos do coração a até 90% do máximo de sua capacidade? Isso equivale a praticar um exercício físico de alta intensidade.
É o que mostra estudo publicado no Jornal Internacional de Doenças Cardiovasculares (International Journal of Cardiovascular Sciences). Calma! Isso não é ruim! Ao contrário. Pular, brincar, sambar, se divertir fazem muito bem à saúde física e mental.
Os riscos ao coração começam, no entanto, quando a pessoa começa a beber muito energético e, sobretudo, se mistura com bebida alcoólica e/ou drogas.
Este coquetel tem grande chance de ser fatal!
O estudo mostra que a ingestão de bebidas energéticas é associada a arritmias mesmo em pessoas que têm o coração saudável.
E beber muito aumenta as chances da pessoa ter uma fibrilação atrial, ou seja, uma arritmia no coração. É quando as batidas do coração ficam fora do ritmo normal.
Aí mora o perigo. Assim como a bateria não pode sair do ritmo e o samba desandar, o coração também não pode.
Portanto, aí vai a dica! Se for beber, beba com moderação. Evite energéticos! Drogas, nem pensar!
Beba sim muita água! Tenha uma alimentação saudável, com frutas e comidas leves! Descanse, durma bem! E aí é só curtir o Carnaval!