Hipertensão é um dos assuntos mais falado aqui
Hipertensão é um dos assuntos mais falado aqui, e é um tema que vamos sempre falar pois é uma doença silenciosa e precisa ser cuidada o quanto antes.
Você sabe que é Hipertensão?
Também conhecida como pressão alta, a Hipertensão é uma doença que não causa sintomas. Você só sabe se é ou não portador medindo sua pressão. Chamada de
"assassina silenciosa", ela vai de mansinho, deixando os vasos, por onde circula o sangue, doentes, estreitos e endurecidos. Dessa forma, os vasos podem se romper ou entupir, causando complicações como derrame, infarto ou a paralisação dos rins. Esses são os riscos da pressão alta não tratada e sem controle.
Qual a causa da pressão alta?
A sua causa é desconhecida. Na maioria dos casos, o problema passa de pai para filho. O fato de ter pai, mãe ou avós hipertensos faz com que você tenha mais chances de ser portador da doença. Outros fatores contribuem para o aparecimento da
pressão alta: excesso de sal; bebidas alcoólicas; peso acima do ideal; vida sedentária.
Em poucos casos, existe uma causa específica para a pressão alta e, uma vez removida, elimina-se problema. Mas é bom lembrar que a maioria dos casos de Hipertensão tem múltiplas causas e, geralmente não tem cura, mas pode ser controlada.
Quais são as consequências da pressão alta?
Se a pressão alta não for tratada, você estará propenso a sofrer um ataque cardíaco ou um derrame cerebral, além de insuficiência cardíaca e renal. A boa notícia é
que os riscos da pressão alta podem ser reduzidos pelo tratamento.
A hipertensão tem cura?
Ela pode ser controlada, mas não curada. É uma doença crônica e dura a vida toda. È possível controlar a Hipertensão Arterial com medicamentos e evitar o infarto do coração, o derrame cerebral e a paralisação dos rins.
Como tratar a pressão alta?
- se você fuma, PARE DE FUMAR! O tabagismo dobra o risco de doença cardíaca e triplica a chance de morte antes da aposentadoria.
- diminua o consumo de bebida alcoólica. O consumo excessivo pode AUMENTAR
a pressão de forma significativa, possibilitando a ocorrência de danos ao fígado e ao coração.
- evite ficar acima do seu peso ideal. O peso excessivo faz aumentar a pressão. Evite alimentos ricos em gorduras e calorias.
- pratique exercícios físicos com regularidade. De modo geral, o exercício REDUZ a pressão arterial e ajuda a manter o peso do corpo. Fazer exercício três vezes por semana, com duração de, no mínimo, 30 minutos já é suficiente. Caminhadas, natação e andar
de bicicleta são dicas de exercícios saudáveis.
- tome os remédios indicados pelo seu médico diariamente, caso contrário, você não estará protegido contra suas consequências (Infarto, Derrame, etc ).
Agora que você sabe da importância de acompanhar a sua pressão arterial, procure seu médico e faça seus exames regularmente.