Dia Nacional do Idoso
Este domingo, 27, é o Dia Nacional do Idoso. O Incor Rio Preto parabeniza a todos os idosos e aproveita para lembrá-los e seus familiares para cuidarem bem do coração, da saúde deles. Sobretudo, na pandemia.
Cuidados na rotina com a alimentação, com os exercícios em casa, medicação nos horários certos, o incentivo à tecnologia e saber ouvir o que eles têm a dizer são fatores imprescindíveis para manter mente e coração saudáveis.
A começar pelas consultas periódicas e constantes ao cardiologista, geriatra, enfiam, aos médicos que irão ajudar a idosa, o idoso a desfrutar plenamente da vida.
Alimentação saudável
Uma dieta saudável, com baixa quantidade de sal, sem alimentos gordurosos e que aumentem os níveis de colesterol ruim é muito importante. O idoso também precisa alimentar-se em horários certos, e frequentemente "esquecem" de hidratar-se. É muito importante tomar muito liquido, principalmente em dias muitos quentes.
Exercícios físicos
Atividade física só faz bem, claro, sob orientação médica e de profissionais habilitados, sobretudo para quem teve problema cardíaco. Se agora não é recomendável em academia ou ao ar livre, há muitos exercícios que podem ser feitos em casa.
Exercitar a mente também é fundamental
Ler, escrever, bordar, jogar palavras cruzadas e fazer receitas, entre outras atividades, são ótimas opções para entreter e exercitar a mente.
Banho de sol
Na terceira idade, há naturalmente a diminuição da vitamina D produzida pelo organismo, o que pode levar a fraturas dos ossos e à diminuição da absorção de cálcio por órgãos vitais, como intestino e rins, gerando fadiga e dores musculares.
Tomar um banho de sol de 10 a 15 minutos por dia, além de elevar a produção de vitamina D, melhora o bem-estar geral, ajuda a produzir hormônios além de reduzir problemas psicológicos e emocionais.